Não existe uma velocidade geral para todas as reacções químicas, cada uma acontece à sua velocidade específica. Algumas são lentas e outras são rápidas, por exemplo: a oxidação (ferrugem) de um pedaço de ferro é um processo lento. Já no caso de um palito de fósforo que acendemos, a reacção de combustão do oxigênio ocorre em segundos gerando o fogo, sendo assim é uma reacção rápida.
Factores que influenciam a velocidade de uma reacção química:
- Luz
- Temperatura
- Concentração
- Estado de divisão do sólido
- Catalisadores
Luz:
Há situações em que a luz não é essencial para que ocorra a reacção quimica mas permite aumentar a sua velocidade. Por exemplo na fotossíntese a luz é essencial! Alguns medicamentos e algumas substâncias químicas usadas em laboratórios são guardadas em frascos escuros para evitar a sua decomposição por acção da luz.
A luz permite aumentar a velocidade de algumas reacções químicas
Temperatura:
Certos alimentos como o leite, o iogurte, o fiambre, etc., deteorizam-se rapidamente se não são colocados no frigorífico, ou seja, quando estão sujeitos a temperaturas mais elevadas.
As reacções químicas que dão origem à deteorização destes alimentos são mais lentas se estiverem sujeitas a temperaturas mais baixas.
Quanto maior for a temperatura a que occorre a reacçõ química, maior é a velocidade da reacção
Concentração:
Esta propriedade está relacionada com o número de colisões entre as partículas.Suponhamos que tememos uma amostra de palha de aço, reage mais rápido com ácido clorídrico concentrado do que com ácido clorídrico diluído
Quanto maior a concentração dos reagentes, mais rápida será a reacção química
Estado de divisão do sólido:
Por exemplo: Numa reacção química existe perigo de expulsão porque a combustão da serradura é muito mais rápida do que a combustão da mesma quatidade de madeira num bloco compacto. Quanto mais dividido se encontra o sólido , maior é a sua superfície de contacto com o exterior e mais facilmente reage.
Quanto maior é o estado de divisão dos sólidos (maior superfície de contacto) maior é a velocidade da reacção química
Catalisadores:
Os catalisadores são substâncias que permitem modificar a velocidade de uma reacção química,não sendo consumidos.
Os catalisadores que aumentam a velocidade das reacções químicas são denominadas catalisadores positivos ou catalisadores.
Os catalisadores que diminuem a velocidade da reacção química chamam-se catalisadores negativos ou inibidores.
São exemplo de inibidores os conservantes usados na indústria alimentar.
Enzimas:
São catalisadores de origem biológica muito importantes para os organismos vivos, tendo também já vasta aplicação tecnológica
Video:
.